Implantação de Prótese
Solução definitiva para a impotênciaO que é a prótese masculina?
As próteses masculinas são dispositivos colocados dentro do membro de homens impotentes (disfunção erétil) possibilitando que eles consigam ter ereções. Estes implantes são geralmente recomendados quando outros tratamentos menos invasivos não funcionaram. Existem dois tipos de implantes: Os maleáveis e os infláveis. Cada um funciona de forma diferente do outro e possuem prós e contras.
A colocação de uma prótese é realizada através de uma cirurgia . Antes de escolher sua prótese tenha certeza que você entendeu a cirurgia necessária, incluindo riscos, complicações e cuidados depois da cirurgia.
Quais os tipos de próteses?
Existem dois tipos de próteses: As Maleáveis e as infláveis. Cada uma funciona de forma diferente da outra e possuem prós e contras. Leia abaixo e entenda mais.
Prótese Inflável
Agende agora a sua consulta!
Agendamento automático. Você poderá ver os dias e horários disponíveis para marcar a sua consulta com o Dr. Alexandre Miranda
A prótese inflável é um dispositivo cirúrgico que possibilita um homem impotente voltar a ter rigidez, através da transferência de fluido de uma parte do implante para outra. A prótese inflável é formada por três componentes: cilindros, bomba e reservatório. Todos os componentes são implantados e não podem ser vistos fora do corpo.
Os cilindros da prótese ficam um de cada lado do membro. Sua colocação é feita sem a necessidade de retirada de tecido. Quando são preenchidos com fluido eles expandem e enchem o membro, gerando uma rigidez fisiológica. Os cilindros não alteram a sensibilidade do membro e permitem que o paciente continue tendo prazer. A cabeça do membro também continua se enchendo de sangue (em casos em que isso já ocorria antes da cirurgia). O líquido necessário para encher os cilindros e gerar ereção fica guardado no reservatório, que é implantado no interior do abdome do paciente. A transferência do líquido é feita através do acionamento da bomba, que fica dentro da bolsa masculina.
A prótese peniana vai fornecer para o paciente uma ereção pelo tempo que for desejado, não sendo interrompida pelo clímax. Quando for do desejo do paciente a prótese pode ser desinflada, através da compressão de um “botão” que fica na parte superior da bomba, juntamente com a compressão do membro. Esta manobra faz com que o fluido retorne para o reservatório.
A implantação da prótese pode ser feita por uma única incisão. O retorno para a atividade amorosa se dá em torno de 6 semanas.
Prótese maleável
A prótese maleável é um dispositivo implantado cirurgicamente que possibilita um homem impotente ter uma sua rigidez de volta. Ela é composta por 2 cilindros que estão constantemente duros, porém apresentam maleabilidade, isto é, podem ser dobrados. Todos os componentes são implantados e geralmente não podem ser vistos fora do corpo.
Estes cilindros ocupam o espaço que antes era preenchido pelo sangue, durante a rigidez. Eles não alteram a sensibilidade do membro e permitem que o paciente continue chegando no clímax. A cabeça do membro também continua se enchendo de sangue (em casos que isso ocorria antes da cirurgia).
Quando for do desejo do paciente, o membro com a prótese pode ser “dobrado” para o lado ou outra direção que o deixe menos aparente. A vantagem desta prótese é que não é necessário a colocação de uma bomba nem reservatório de líquido para funcionar, sendo mais fácil o seu uso. A chance de defeito mecânico também é menor. A desvantagem é a presença de uma “rigidez” menos fisiológica e de forma contínua, embora se possa dobrar o membro.
Sua colocação é realizada através de uma incisão na bolsa masculina. Depois que a ferida cicatriza ela passa a ser pouco perceptível.
Como a prótese é colocada?
A colocação de uma prótese é realizada através de uma cirurgia. Geralmente é realizada através de uma incisão na linha média da transição entre o membro e a bolsa masculina. Todos os componentes das próteses são inseridos por esta incisão. Antes de escolher sua prótese tenha certeza que você entendeu a cirurgia necessária, incluindo riscos, complicações e cuidados depois da cirurgia.
Quais as vantagens e desvantagens da prótese?
Vantagens:
- Você pode ter mais controle sobre sua rigidez, podendo iniciá-la e interrompê-la quando quiser;
- Espontaneidade para as relações amorosas
- Elevada taxa de satisfação do casal
- Boa rigidez no membro, que dura o tempo que o você desejar.
- Resultados previsíveis e duradouros
- Permite que você chegue no clímax
- Não há necessidade de medicamentos orais ou injeções para obter uma a rigidez
- A prótese é discreta e não é visível sob roupas íntimas (no caso da prótese inflável)
- Fácil de usar
- O implante de prótese é um procedimento bem estabelecido e seguro (mais de 50 anos), com altas taxas de satisfação do paciente
- A maioria dos homens que recebem um implante de prótese relatam melhoria significativa na qualidade de vida amorosa, bem-estar emocional e satisfação geral com o tratamento.
Desvantagens:
- Os implantes são permanentes, sua rigidez do membro nunca mais poderá ocorrer de forma espontânea. Por este motivo é que sua indicação se dá apenas em pacientes que não responderam a nenhum tratamento conservador.
- Risco de falha mecânica (mal funcionamento da prótese), necessitando realizar sua troca.
- Risco de infecção na prótese, necessitando sua remoção (geralmente < 1%)
- Dificuldade de ocultar o membro, no caso da prótese maleável.
Depoimento de quem tem prótese
Um estudo reuniu o depoimento de 883 casais, após a implantação da prótese peniana, mostrando o grau de satisfação com o implante, separando os resultados entre as próteses infláveis e semirrígidas. A seguir, apresentamos os resultados.
Podemos observar que a taxa de insatisfação com a prótese semirrígida é mais que 12x maior do que com a inflável.
Dr. Alexandre Miranda realiza implante de prótese com correção de curvatura no HC-FMUSP
Dr. Alexandre Miranda ministrou curso na USP com implante de prótese peniana inflável e correção de curvatura.
Dr. Alexandre Miranda apresentando sua nova técnica no no Congresso Americano de Urologia
Dr. Alexandre Miranda apresentou sua nova técnica de expansão tecidual, realizada durante o implante da prótese. O procediento é mais rápido do que os convencionais com excelentes resultados, porém mais estudos ainda precisam ser finalizados para sua ampla utilização.
Recuperação do tamanho do membro, durante o implante de prótese
Artigo internacional de revisão sobre restauração do tamanho do membro durante o implante de prótese. Co-autoria do Dr. Alexandre Miranda, juntamente com médicos das universidades de Rochester, Arkansas e Michigan (EUA).
Nova técnica cirúrgica para recuperação do comprimento e calibre
O Dr. Alexandre Miranda publicou em dezembro de 2021 um novo conceito para correção das curvaturas/estreitamentos do membro. A nova técnica se destina a recuperação do comprimento e calibre perdidos.
Revista VEJA
Leia e entrevista do Dr. Alexandre Miranda para a revista VEJA